2. Apresentação

  • Organização de Consultórios
  • Organização de Mudanças
  • Arrumação de Malas para Viagem
  • Organização de Residências

Infelizmente sempre chego quando tudo já foi elaborado por supostos profissionais, sejam eles em projetos de arquitetura, decoração, marcenaria.

-Sem querer ser a melhor em absolutamente nada, mas apenas usando a lógica e a prática de meus tantos anos dedicados a este trabalho, que agora possui o nome de “organizer”, mas antigamente sempre foi, “a sempre organizada e detalhista Raquel”.

(Não é porque as pessoas são formadas nisto ou naquilo, que são perfeitas e não cometem erros e por vezes, fatais. Estamos cansados de ver engenheiros que constroem prédios que desabam, advogados relapsos que envolvem clientes em maiores confusões, professores que pouco ensinam, decoradores que pouco foram detalhistas. Percebe-se bem em muitos, até só em falar o nosso idioma português com falhas simples de plural e tempos verbais, nem parecem que saíram de uma faculdade!)

Encontro:

  • 1- Locais tão atravancados com móveis, sem a mínima possibilidade de circulação. É “intuito de primeiríssima grandeza” em qualquer ambiente com “estudo nos princípios de decoração e organização”: “circulação”! Seja de pessoas, materiais, utilidades. (Principalmente no que diz respeito a mesas de centro em ambiente de sala de estar. É preferível comprar 2 mesas pequenas e colocá-las juntas, formando uma mesa de centro mais compacta, diferente, mais alta e por assim dizer, mais cômoda. Do que uma única mesa de centro grande, que sempre é baixa e incômoda e será eternamente um “elefante branco em sua sala”)
  • 2-Closets iluminados com “spots” onde os guarda roupas, prateleiras e sapateiras estão na penumbra dificultando totalmente uma claridade sem sombra (Além de sempre os spots, trazerem com o tempo uma mancha no teto, proveniente da queima da pintura pelo calor das lâmpadas)
  • 3-Por quantas vezes percebo que a aquisição dos móveis foi elaborada por “profissionais decoradores” que nada mais são do que “vendedores de móveis”, comissionados nas lojas, querendo sempre que você adquira tudo em quantidade grande e em valores, o mais alto possível, onde os móveis poucos e quase nada foram projetados para os respectivos espaços dos ambientes.
  • 4-Cúpula de abajur completamente sem cobrir a lâmpada, fazendo a mesma não ter efeito algum (Ofuscando os olhos das pessoas no ambiente, trazendo desconforto)
  • 5-Vejam bem é preferível comprar 4 sofás de 2 lugares, do que 2 sofás de 3 ou 4 lugares. As pessoas não se sentam agrupadas, portanto, sofás grandes são dispensados em minha modesta opinião para ambientes pequenos. Raros são os ambientes que necessitam sofás grandes (O mesmo raciocínio se segue para os armários e guarda roupas comprados prontos)
  • 6- Móveis planejados já instalados, mas… Cobrindo tomadas, interruptores e até o registro de água para filtro!
  • 7-Cortinas enormes, gigantescas de fora a fora nas paredes, instaladas em janelas pequenas… Parecendo que é um “palco de apresentações”! Cortinas quando grandes assim, só deveriam cobrir “portas e paredes envidraçadas”. “Janela pequena, cortina pequena”, “janela média, cortina média”, “janela grande, cortina grande”. E sempre, correndo perfeitamente nos trilhos ou varões, dando abertura para a claridade e acima de tudo para a limpeza.
  • 8-Móveis sempre baixos… “exatamente como nos espaços amplos das lojas”, sempre na horizontal. As decorações devem ser feitas também no sentido vertical, “aproveitando ao máximo possível as paredes”. Saindo da mesmice da imagem de loja de móveis, “personalizando mais seu espaço que com certeza, aí sim, caberão suas coisas, seus objetos, brinquedos etc…”.

Paulo Sérgio- India / Autor: J.A.Fores- M.O.Guerrero-  versão de José Fortuna  / (LP -7 1973 – DISCOS COPACABANA)