5. Saiba mais
O dia passa e não sei por que não dão conta do serviço determinado?
1- *Primeiramente, você já se colocou “exatamente a realizar a função da pessoa que você contratou, com a sua solicitação exatamente como deseja que façam?” Pelo menos uma vez? Experiente! Por que mandar é muito mais simples do que executar!
2- *Se você conseguir fazer o que você determinou, em pelo menos “metade do tempo que esta pessoa está fazendo”, mande-a embora, realmente ela é lenta, folgada, incompetente. … agora: se você “não conseguir executar no mesmo tempo” … não a perca de vista, com certeza é uma excelente funcionária (o).
3- *Por vezes, o problema não está no funcionário e sim nas exigências incabíveis, exatamente por você ter o privilégio de ter mais condições para tudo, você fala e cobra do ser humano de forma áspera. Temos que respeitar o potencial de cada indivíduo, cada um é cada um em termos de compreensão, agilidade, desempenho.
4- *A escravidão branca, não está só nos livros, ou lá longe, nas regiões longínquas. Ela está ao nosso lado, muitas vezes, “até dentro de nós”. Em “cobrar exatamente o que ainda não foi feito”, sem observar “o que já executaram”.
5- *Ainda por existirem pessoas muito necessitadas e pouco esclarecidas, modestas, humildes, que se sujeitam trabalhar por vezes sem registro, muitas em condições subumanas e sob pressão, “fingimos que não percebemos que nossos funcionários trabalham por mais de 8 horas seguidas por dia”. Dia após dia, a exaustão é assustadora! Muitas vezes executam função dobrada por conta de não contratarem mais pessoas. Gente, “feriado -folga –férias- descanso”, é para todos nós trabalhadores, não só para os patrões!”
6- * Isto tudo que abordei e muito mais, está presente aqui neste Brasil, onde a fiscalização não alcança muitos locais como: residências, escritórios, empresas de pequeno porte, firmas e consultórios.
Por que as empregadas ou as pessoas que contrato, geralmente: “não gostam de trabalhar” em minha casa ou em meu escritório ou consultório?
1- * Esta resposta é simples e lógica, vamos analisar detalhadamente: as pessoas são contratadas para “trabalharem e renderem com suas prestações de serviços”, “internamente” como foi explicado em sua entrevista.
2- *Depois que iniciam tudo se modifica de tal forma, que os pedidos extrapolam em muito as determinações do dia a dia, diante das atividades que foi combinado anteriormente.
3- A “cobrança é sempre grande por parte de quem contratou, mas a análise da parte que cabe aos patrões, não deve se limitar apenas em pagar os vencimentos, mas sim em policiarem o que está sendo solicitado à mais se diferenciando do combinado anteriormente.
4 – Muitos patrões, não analisam o que solicitaram na entrevista, ou se fazem de desentendidos, *canso de ver empregadas que as patroas as usam como office boys, mandam fazer compras, ir a bancos fazer pagamentos, quitandas, tendo que carregar sacolas pesadas por muitos quarteirões à pé, contando no caixa dos estabelecimentos, o dinheiro deixado por vezes muito justo, tendo que dar conta das compras na relação solicitada. Isto acima de tudo, invade com estas saídas, o horário que necessitariam estar utilizando para efetuar em suas tarefas internas, que aí sim, ficam para trás e vão se acumulando.
5- *Quartos, banheiros e acomodações para empregados e funcionários, completamente inapropriados, desajeitados, entupidos de tralhas, sem a menor condição de uso e limpeza, que dirá de mínimo conforto.
6- * Escritórios sem papel, sem caneta, sem lápis, sem durex, sem clips, sem grampeador, com impressora quebrada, com sistema de telefonia sem ramais, com internet capenga, cadeiras desajeitadas, enfim, locais de trabalho “que falta tudo sempre!”.
7- *Os empregados são usados para serviços extras, além dos que realmente foram previamente combinados. Quando não tem que lavar, passar, cozinhar também para os pais dos patrões, que moram em outra casa, mas que usam a mesma empregada. Para dar conta de tudo, indo além de seu horário de trabalho, principalmente as empregadas que dormem nos empregos, os patrões acham que elas são obrigadas a trabalharem 15 horas ou mais por dia!
8- *Ninguém quer ser demitido ou se demitir de uma empresa exemplar, de uma residência, nos quesitos necessários ao desempenho das funções de cada funcionário. Ninguém quer luxo, apenas o essencial para desenvolver seu trabalho, dentro do seu horário e conforme combinado no primeiro contato. A compreensão existe, mas a persistência do “não tem isto, não tem aquilo”, cansa, esgota qualquer um.
9- *Quer ter um bom funcionário? Que goste de você e do trabalho que proporciona? Quer cobrar serviço perfeito, competência e dedicação? Primeiramente registre-o, pague o que a lei determina e não fique à mercê de ação trabalhista, por anos a fio, e em uma posição inferior ao seu funcionário, por não estar cumprindo a lei.
10- *Lembre-se que qualquer ação trabalhista, a causa ganha é sempre do empregado e quase nunca dos patrões.
*Respeite a pessoas que contratou, “se colocando diariamente no lugar delas nas funções que você determinou”, solicitando apenas o combinado e acima de tudo, dando o mínimo de conforto necessário a todas as instalações que ela irá usufruir e trabalhar. Explique como deseja o que determinou a ela fazer e a ouça também quando ela necessita falar.
11- *É respeitando que se é respeitado. Só assim que obteremos sempre “amigos e colaboradores”, em todo e qualquer serviço podendo então exigir o máximo de todos.
12- *Eternamente teremos que “ter empregados ou sermos empregados”, cada vez mais o mercado está carente na área residencial, principalmente para dormir no emprego.
13- * Portanto, faça a parte que lhe cabe, para depois cobrar. Lembrem-se, todos somos humanos. Não cause exaustão, desânimo, desestímulo e acumulo de serviço ao seu contratado, não o explore por conta de estar pagando. Estejamos “empregados e empregadores apenas dentro da lei”, e seremos respeitados, nunca abandonados.